Connect with us

Wiliete Sport Clube de Benguela

O Wiliete Sport Clube de Benguela é um clube, com sede na cidade de Benguela, província com o mesmo nome na região centro-sul de Angola.

Fundado a 14 de Setembro de 2018, tem a sua sede a funcionar nas instalações no estádio Nacional de Ombaka; ingressou na 1ª divisão no ano seguinte da sua fundação.

O Wiliete Sport Clube de Benguela, surge na sequência da manifestação de vontade de três figuras que anteriormente, estiveram ligados na gestação do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, nomeadamente: Wilson Fernando Faria, Pedro Fernando Sapi e Victorino Lunga Visele.

Com o “bichinho” do futebol na veia, com o sentimento de dever não cumprido, em virtude de não ter sido alcançado os objectivos almejados aquando da passagem no 1º de Maio de Benguela, as três figuras não hesitaram em constituir uma outra agremiação, viesse a servir de veículo para a expressão de todas as ideias que se tinha para o desenvolvimento da actividade desportiva e, o consequente desenvolvimento desportivo na Província.

O Wiliete, estreou-se oficialmente nas competições, diante da Academia militar do Lobito, no estádio do Electro Clube, tendo vencido este por 1 (uma) bola 0 (zero), partida que contou para a jornada inaugural do campeonato provincial de futebol, que visava o apuramento ao campeonato Nacional da 2ª Divisão época 2018/2019, tendo pontificado na segunda posição do referido na referida compita.

A nível provincial, foi vencedor da tação de Angola, qualificando-se deste modo para a fase Nacional, onde se estreou diante do AKC do Cunene, vencendo este por 2-1 no estádio Nacional de Ombaka, aparando-se para os 1/8 de final, tendo sido eliminado pelo Kabuscorp por 2-3, num jogo de triste memória.

Quanto ao zonal de apuramento realizado no ano de 2018, a equipa estreou-se diante do 1º de Maio De Benguela de forma retumbante, batendo o seu adversário pelos expressivos 3-1 em pleno estádio Edelfrides Palhares Da Costa “Miau”.
Nesta edição, a equipa terminou no terceiro lugar, apurando-se directamente para a divisão principal do nosso futebol. Por razões de incongruências verificadas, a Direcção do clube entendeu declinar a participação no Girabola de 2019/2020. No dia 29 de Julho de 2019, o clube recebeu uma carta/convite da Federação Angolana de Futebol, com o fito de substituir o Benfica do Lubango, que até então, tinha se qualificado para o Girabola edição 2019/2020, mas por alegadas razões financeiras, decidiu desistir da competição.

O clube acedeu ao convite para a substituição do clube desistente, e tempo recorde, conseguiu construir a equipa para disputar o Girabola, missão que não foi tida como espinhosa, uma vez, que nas hostes da agremiação, a prontidão esteve sempre em alta.

More in

P