Connect with us

Diáspora

Futebol: Afimico Pululu pode ser o próximo angolano a representar a RDC

Um mês antes dos play-offs para as eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar 2022, a Federação de Futebol do Congo democrático convenceu o promissor avançado angolano Afimico Pululu a jogar pela República Democrática do Congo. A informação foi avançada na última terça-feira, pelo site footrdc.com, citando o secretário-geral adjunto do órgão reitor da modalidade naquela país, Patrice Rainier Mangenda

De acordo com o dirigente, Afimico Pululu que actualmente representa os alemães do Greuthler Furth, na Bundesliga, está muito ansioso para se juntar ao conjunto orientado pelo treinador argentino Héctor Cúper, depois de vários dias de contactos, que serviu para apresentar o projecto e toda a estrutura federativa, visando à qualificação para a Copa do Mundo.

Aos 23 anos, Afimico Pululu, que soma 41 minutos em 4 jogos na Bundesliga, depois de transferido em Janeiro, proveniente da 3ª divisão suíça onde representava a equipa B do FC Basel, nasceu em Luanda, filho de pai congolês democrático, com passaporte angolano, e mãe angolana, cedo rumou com a família à Suíça, onde entrou a formação do FC Basel.

Afimico Pululu pode se estrear no próximo dia 25, em Kinshasa, no Stade des Martyrs de la Pentecôte, diante de Marrocos, em jogo a contar para a 1ª mão do Play Off de apuramento ao Mundial de Qatar.

A relação histórica entre os dois países, Angola e RDC, permite com que entre os dois povos haja muitos cruzamentos familiares, resultando a elegibilidade de representarem desportivamente qualquer uma das seleções ou a obtenção da dupla nacionalidade.

Não será a primeira vez que a RDC vai utilizar futebolista nascido em Angola na sua seleção. Entre os nomes mais recentes, destaque para Vital N’Simba e Chris Mavinga.

More in Diáspora

P