É hoje: Angola entra em campo à procura de sair vitorioso no CHAN 2023

Angola estreia-se hoje no Campeonato Africano das Nações de futebol, CHAN’2023, na Argélia, procurando diante do Mali arrancar a competição com um triunfo e ganhar alento para as ‘batalhas’ que se seguem com vista ao apuramento para os ‘oitavos’.

A seleção nacional será uma das últimas a entrar campo na primeira jornada da fase de grupos, defrontando “As Águias” a partir das 17:00 locais,  no relvado do Estádio Miloud Hadefi, na cidade de Orão.

No último treino antes da estreia no Grupo D, Pedro Gonçalves teve todos os jogadores à disposição – pelo menos nos 15 minutos abertos aos jornalistas –, pelo que tem um vasto lote de atletas e características por onde escolher.

Falar do Angola-Mali ou vice-versa, implica, necessariamente, recuar no tempo, numa viagem de amargas recordações, de um dia em que o Estádio 11 de Novembro por pouco não desabou.

Mais do que isso, volvidos 13 anos, as equipas reencontram-se hoje em condições extremamente diferentes, em que já não se fala em  nomes de Flávio, Kali, Makanga e outros por Angola, tampouco de Seido Keita, Kanoté e Dhiara do lado maliano.

O tempo é outro, o campeonato é outro, os atletas são outros, daí que o pensamento também deve ser diferente. Entrar com o pé direito deve constituir o objectivo fundamental da equipa, mais a mais porque partilha um grupo com as suas múltiplas complexidades, uma vez apurar apenas uma selecção para a fase de grupos. Os resultados devem ser calculados à medida certa.