1º de Agosto vence e assume liderança do Girabola

O 1º de Agosto aproveitou a recepção ao último classificado do campeonato nacional, ASK Dragão do Uíge, para ascender à liderança da competição, à condição, com uma mini-goleada, 3-0, domingo, no Estádio 22 de Junho, num desafio em que teve domínio total desde o início.

Os agostinos dormiram no topo da classificação com mais um ponto (39-38) em relação ao arqui-rival, Petro de Luanda, que tem menos dois jogos por disputar.  Com o favoritismo todo do seu lado, entraram a fazer jus a isso, dominaram o adversário, encurralando-o no seu meio-campo, e podiam ter marcado em mais duas ocasiões por intermédio de Ben Arfa, que esteve perdulário na finalização.

Os pupilos de Filipe Nzanza procuraram o golo ainda no primeiro tempo, de tal modo que pareciam não ter pressa e que mais cedo ou mais tarde o remate certeiro surgiria. Porém, as coisas no relvado do Estádio 22 de Junho não tiveram esse rumo, pois à medida que o tempo passasse, os dragões fortaleceram as suas crenças e importunam a baliza de Neblu, em duas ocasiões, com lances de perigo, mas Galaxy e Picas foram infelizes na concretização.

Apesar de vir à capital com um grande respeito pelo 1º de Agosto, aspecto que ficou demonstrado pela cedência do domínio do jogo que deu ao conjunto militar, os dragões do Uíge não se limi-taram a cruzar os braços e sempre que podiam usavam o contra-ataque para incomodar Neblu.

Contudo, ambas equipas foram ao intervalo com um empate nulo, deixando para a segunda metade os festejos do golo. Foi assim, que o jovem avançado Tombé saiu do banco para adiantar o 1º de Agosto no marcador, aos 52´, depois de alguma confusão no último reduto dos dragões, mas com algumas culpas para o guarda-redes Cristiano.

A magra vantagem no placar motivou os vice-campeões nacionais a pressionar os últimos classificados do Girabola que voltaram a cometer um erro aos 64´, quando Vingumba aproveitou para garantir a vitória do conjunto militar, finalizando uma jogada de contra-ataque, após uma perda de bola dos visitantes, em zona proibida.

Nos outros dois desafios disputados ontem, as duas equipas visitantes regressaram com os três pontos na bagagem. Em Benguela, o Recreativo do Libolo foi impiedoso e derrotou o Sporting local, por 0-3, com golos de Blancha, Gancha e Caneta, não dando quaisquer hipóteses ao anfitrião.

No Uíge, o Santa Rita recebeu e perdeu diante do Sagrada Esperança, pela margem mínima, 0-1, golo de Jefer Ruja, numa partida renhida, onde o vencedor foi encontrado no minuto 90. Apesar das dificuldades, os diamantíferos cumpriram o objectivo de somar uma vitória nesta deslocação.

ADDVERTISE